DSTGROUP prepara festival de 30 horas para assinalar 30 anos do Grande Prémio de Literatura

Para assinalar os 30 anos do Grande Prémio de Literatura, o dstgroup promove, um festival cultural, ao longo de 30 horas.
A programação arranca no dia 27 de junho às 18h00 e termina dia 29 de junho de madrugada. O momento alto será a entrega do Prémio com a Gala que decorre no Theatro Circo com a presença da vencedora Luísa Costa Gomes e um concerto de Mayra Andrade.
A exposição de Ana Vidigal, “Dias de Verão”, é inaugurada às 18 horas do dia 27 de junho, na zet gallery. Depois, entre as 21h00 e as 23h00, decorre o Clube do Livro Literacidades, sobre a obra “Catarina e a Beleza de Matar Fascistas”, no Vila Galé.
O dia 28 de junho inicia-se com o percurso sonoro ‘Braga, Cidade Aberta’, de Cláudia Martinho, Daniel Jonas, Gustavo Costa e Raquel Castro – que começa às 09h00 no Theatro Circo e consiste num passeio que engloba uma criação sonora e transforma a cidade num território de escuta e imaginação. Segue-se, entre as 12h00 e as 14h00, no Museu Nogueira da Silva, há ‘Semiótica do Bacalhau’, de João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira. Uma performance que adota o formato de um programa televisivo de culinária, em que os participantes são convidados a descobrir e partilhar um dos mais tradicionais pratos portugueses, o Bacalhau à Brás, e sob a premissa de uma refeição preparada e confecionada coletivamente, os artistas discutem o bacalhau para analisar e desconstruir o imaginário português em torno deste peixe.
Às 15h00, na Escola dst (no campus dstgroup), decorre o espetáculo ‘Vamos Todos Morrer’, de Hugo van der Ding e Tiago Ribeiro, que saiu do estúdio da rádio diretamente para o palco. Nesta edição especial, os artistas irão exumar as biografias das vidas incríveis dos vencedores do Grande Prémio de Literatura dst que já morreram.
A Companhia Nacional de Bailado apresenta no mesmo dia, às 17h00, no Largo do Paço, o seu Clube de Leituras Dançadas que pretende cruzar a leitura com a expressão corporal, explorando como a dança pode interpretar palavras de forma abstrata, permitindo que os participantes vivam a leitura de uma forma nova e sensorial.
À mesma hora, António Ferreira, autor do programa Livros com RUM, conversa, na 100.ª Página, com a autora vencedora do Grande Prémio de Literatura dst 2025, Luísa Costa Gomes, sobre o livro premiado “Visitar Amigos e outros contos”.
O dia, cheio de atividades, culmina com a gala de entrega do Grande Prémio de Literatura dst a Luísa Costa Gomes, às 20h00, no Theatro Circo com concerto de Mayra Andrade – que apresenta reEncanto, um álbum que revisita o seu repertório de forma mais intimista, seguindo-se uma after party no Oboé ao som de um b2b de Vivax e Amadeu Clasen.
Inscrições e mais informação sobre a programação aqui.
