Santos populares e estradas inteligentes em destaque na 48.ª sessão do PubhD UMinho

O Rossio Bar acolhe esta quarta-feira, a partir das 21h15, a sessão número 48 do PubhD UMinho que leva, há seis anos, a ciência aos bares bracarenses. Alberto Fernandes e Iran Gomes Segundo são os oradores convidados que vão partilhar de forma informal as suas investigações. Alexandra Nobre, coordenadora da iniciativa, fala de “duas áreas muito diferentes” e mostra-se expectante com as apresentações. 


Alberto Fernandes, doutorando em Estudos Culturais no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e investigador no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, vai falar sobre o significado das bugiadas e mouriscadas de Sobrado, em Valongo, “onde o São João é comemorado de forma completamente diferente”. “Há até interesse em submeter esta festa como património cultural imaterial”, salienta a responsável.

Iran Gomes Segundo, atualmente aluno de doutoramento e investigador do Centro de Território, Ambiente e Construção (CTAC) da área de Sistema de Transportes e Infraestrutura da Universidade do Minho, vai falar sobre como construir estradas seguras que contribuam para mitigar a poluição atmosférica.

Alexandra Nobre faz um balanço positivo da iniciativa até ao momento e espera manter a audiência da sessão anterior. “Na sessão número 47, quando atingimos o centésimo orador, tivemos a casa muito cheia, vamos ver se conseguimos manter a audiência. Estivemos parados mais de dois anos por causa da pandemia e retomar foi um pouco complicado, mas agora parece que estamos a entrar em velocidade de cruzeiro”, revela.

Partilhe esta notícia
Catarina Martins
Catarina Martins

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Olhar de Lá e de Cá às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv