Dos 3.000 aos 166 mil euros. Confira os orçamentos de campanha dos candidatos à CMB

No concelho de Braga, a coligação de direita (Juntos por Braga), com PSD/CDS-PP/PPM/Aliança) de Ricardo Rio é a que mais vai gastar nas eleições autárquicas deste ano com um orçamento previsto de 166.500 euros, mais 79.976 euros do que o Partido Socialista de Hugo Pires, a segunda candidatura que mais vai investir na campanha autárquica (86.524 euros).
Em sentido inverso, o Iniciativa Liberal, de Olga Batista, é o partido que prevê o menor investimento no concelho (3.100 euros). A terceira candidatura que mais estima gastar em Braga é a CDU de Bárbara de Barros, com um orçamento previsto de 54 mil euros.
O BE, de Alexandra Vieira, vai investir 16.908 euros nesta campanha eleitoral. Na corrida autárquica pela primeira vez em Braga, o Chega prevê gastar 8 mil euros, o PAN 5.274 e o Livre 3.773 euros.
No caso das candidaturas que mais vão investir nesta campanha eleitoral, entre outros aspetos, a coligação Juntos por Braga prevê gastar 40 mil euros em brindes e ofertas; mais de 37 mil euros em cartazes, estruturas e telas; mais de 23 mil euros em propaganda, comunicação impressa e digital e 12 mil em conceção de campanha, estudos de mercado e agências de comunicação. A subvenção estatal é de 151.500 euros.
Já no Partido Socialista, com uma subvenção estatal de 79 mil euros, os socialistas estimam
dispender 13.500 em comícios e espetáculos; 18.500 em brindes e ofertas; 21 mil euros em propaganda, comunicação impressa e digital; 19.750 euros em estruturas, cartazes e telas 19.750 e 11.450 euros em conceção de campanha, agências de comunicação e estudos de mercado.
As eleições decorrem a 26 de setembro com oito candidatos à presidência do município de Braga.
