PCP considera prioritária ligação ferroviária entre Braga e Guimarães

A Organização Regional de Braga do PCP alerta para a prioridade de se avançar com a ligação ferroviária direta entre os concelhos de Braga e Guimarães. Na sequência da proposta da construção de um metro à superfície pelos presidentes de Câmara do Quadrilátero Urbano, a estrutura comunista considera que serve apenas para “criar mais ruído e confusão”.
Para Belmiro Magalhães, responsável pela organização regional, é premente garantir a ligação ferroviária entre os dois concelhos mais populosos do distrito, antes de propor novos projetos. “Estamos de acordo na discussão do reforço do investimentos de oferta para transportes públicos, mas consideramos necessário que as forças políticas da região pressionem o Governo, não em torno de projetos que não têm fundamentação técnica nem discussão previa dos órgãos autárquicos, mas na necessidade de ligar através de uma linha ferroviária Braga a Guimarães”, refere.
Na ótica do responsável, a questão do metro não deve ser ainda um assunto. “Não há nenhuma discussão sobre esta questão, não há estudos técnicos, é apenas uma ideia e ideias temos tido muitas. O problema tem sido a concretização efetiva de investimento nos transportes públicos”, considera.
Além da concretização da ligação ferroviária direta entre os concelhos de Braga e de Guimarães, o PCP defende uma ligação que inclua o concelho de Barcelos e ainda a reabertura de linhas ferroviárias encerradas, como a linha Fafe – Guimarães.
