DOMUS quer ajudar casal impedido de abandonar a Turquia a instalar-se em Braga

A Associação Humanitária DOMUS está a ser impedida de ajudar um casal turco, com parentes próximos instalados em Braga há cerca de quatro anos. Com contrato de trabalho e habitação assegurados, o casal não está autorizado pelo Governo turco a viajar para Portugal. Helena Pina Vaz já pediu ajuda ao Governo português, mas continua sem solução.
“Há um casal da Turquia com duas crianças, em que ela é filha de um outro casal que está em Braga há 4 anos, e não estamos a conseguir fazê-los vir de maneira nenhuma. Já dissemos às entidades governamentais que os deixem vir sem qualquer apoio, que nós tratamos disso, já temos dois contratos de promessa de trabalho, que já enviamos também para a Secretaria de Estado, só queremos que a Turquia os deixe embarcar, não está a deixar e não há razões para isso”, descreveu.
A responsável diz ainda que há “pessoas que nem se sequer vão a tempo de salvar no mar”. “Ficamos de mãos e pés atados, porque não há programas de acolhimento e não há esta possibilidade de negociar com o Governo turco”, reforçou. A DOMUS está disposta a “pagar inclusive o voo”, mas, segundo Helena Pina Vaz, do lado do Governo português apenas lhe dizem “que será difícil”.
A RUM contactou o ministério da Administração Interna para obter mais esclarecimentos sobre o caso, mas ainda não obteve resposta.
