Dois candidatos concorrem à concelhia do PS Guimarães. Conheça as suas propostas

As eleições para a Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Guimarães realizam-se este sábado. Na corrida, perfilam-se dois candidatos: o actual presidente, Luís Soares, e Paulo Freitas do Amaral. É a primeira vez, em 25 anos, que existem duas listas na corrida.

Luís Soares recandidata-se sob o lema “Todos a Somar” e pretende dar continuidade ao trabalho realizado desde 2018, ano em que foi eleito. O seu adversário, Paulo Freitas do Amaral, apresenta-se com a candidatura “Ter Opinião é Ter União” e tem a expectativa de poder abrir caminho a novas vozes socialistas em Guimarães.


Luís Soares que quer socialistas ajudem a construir “projecto de transformação”

Luís Soares, eleito em 2018, quer dar continuidade a um projecto que diz ser de “transformação” em Guimarães. O também deputado à Assembleia da República diz, à RUM, que o seu objectivo, desde que está à frente da concelhia vimaranense, era o de “vencer as eleições europeias e legislativas”, registando que os resultados, em Guimarães, “ficaram acima da média nacional”.

A recandidatura de Luís Soares à frente da concelhia tem o apoio de figuras como Domingos Bragança, presidente do município vimaranense, ou da deputada Sónia Fertuzinhos. O apoio, aliado à experiência de estar há dois anos na liderança, dão a Luís Soares “o capital” de que vai vencer a eleição de sábado.

É a primeira vez, em 25 anos, que existem duas listas na corrida e a eleição, feita através do método d’Hondt, pode fazer com que Paulo Freitas do Amaral integre a lista de Luís Soares. O actual presidente da concelhia vimaranense assinala que “todos os militantes que estão imbuídos da carta de princípios do partido e que respeitem as regras são naturalmente bem-vindos”, salientando, porém, que não conta com “aqueles que se desviarem do comportamento que o partido entende como fundamentais para a convivência”. 


Luís Soares admite que, após os resultados da eleição, quer perceber quais “as propostas” do oponente. “Aproveitaremos o que for positivo e dispensaremos o que não for”, completa. 


Paulo Freitas do Amaral quer criar novos mecanismos de aproximação dos militantes

O adversário de Luís Soares é Paulo Freitas do Amaral, actual secretário da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães. À RUM, revela que a sua moção quer “aproximar-se dos militantes”. Para isso, explica, quer criar “três estruturas, de secções de residência, para que a escolha dos próprios candidatos às eleições possa ser feita pelos militantes das próprias freguesias”. O candidato espera que a sua proposta possa “envolver antigos presidentes de Câmara, como António Magalhães,” na participação socialista.


Paulo Freitas do Amaral defende ainda, na sua moção, que militantes eleitos localmente sejam impedidos de concorrer a cargos nacionais, como é exemplo o seu concorrente Luís Soares. “Apesar de ser legal, o Partido Socialista é o maior partido da democracia portuguesa e as oportunidades têm de ser dadas a diferentes militantes”, justifica.


O actual secretário da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães tem a expectativa, com a sua candidatura, de “que se comece a dar opinião aos camaradas anónimos, que têm o mesmo direito que os nomes sonantes”, ressalvando que se apresenta “com poucos meios mas com vontade de participar”.


Paulo Freitas do Amaral é também crítico do trabalho de Luís Soares à frente dos destinos da concelhia por considerar que o actual líder fracassou por Guimarães não ter “um militante socialista no maior Governo da democracia”. A esta farpa, Luís Soares assinalou que não é sua função eleger quem ocupa cargos governamentais.

As eleições concelhias do PS de Guimarães estão agendadas para o dia 1 de Fevereiro, sábado, na sede do partido, situada no Largo do Toural.

Partilhe esta notícia
Pedro Magalhães
Pedro Magalhães

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Carolina Damas
NO AR Carolina Damas A seguir: Português Suave às 19:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv