Docentes de Barcelos alertam para problemas do setor com fitas em ponte medieval

O Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE) vai colocar 500 fitas na Ponte Medieval de Barcelos em protesto contra o Ministério da Educação. A ação decorre esta terça-feira, a partir das 10h.

As tiras vermelhas e verdes – as cores do SIPE e de Portugal – terão inscrita a mensagem ‘Professores em luta’. Em declarações à RUM, João Soares, responsável da delegação barcelense, explica que a iniciativa tenta ser “um pouco original” em comparação com as restantes, embora a base seja “as reivindicações de sempre”.

As fitas vão estar expostas até segunda-feira, antes de serem retiradas e levadas para a manifestação nacional de professores, marcada para o dia seguinte, 6 de junho de 2023, no Porto e em Lisboa. A data relaciona-se com a paralisação do tempo de serviço: seis anos, seis meses e 23 dias.

O sindicalista alerta que esse período equivale “a mais de um escalão para cada professor, impedindo que a maior parte dos docentes consiga atingir o topo da carreira antes de se aposentar”. “Economicamente é claramente penalizador, até futuramente em relação ao valor da aposentação que os professores vão ter, claramente inferior aos nossos colegas que já estão na reforma”, explica.


Ainda sobre a mesma matéria, João Soares dá conta da nova proposta do Ministério da Educação, que, no seu entender, vai criar “mais desigualdades”. “Temos pessoas a trabalhar dentro da mesma sala dos professores com três e quatro anos de diferença uns dos outros e estão dois escalões à frente. Por exemplo, os colegas que estão agora a entrar na carreira vão fazer menos um escalão, ou seja, menos quatro anos do que os mais velhos. Isso não cria bom ambiente”, assinala.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv