Docente da UMinho lança livro sobre impacto da pandemia no sistema económico e social

“Cidadania Social e Economia: Reflexões sobre a Realidade Portuguesa” é o nome do livro lançado pelo professor da UMinho, João Cerejeira, e por Maria Margarida Corrêa de Aguiar.
A Editora UMinho apresenta esta terça-feira a obra, na Feira do Livro de Braga, que, este ano, fruto da pandemia, se realiza no digital.
Em declarações à RUM, o docente destacou três grandes áreas de reflexão que o livro aborda: “questões ligadas ao emprego e à educação; protecção social, nomeadamente nas áreas da saúde, pensões e sustentabilidade da Segurança Social; ensaiar o futuro de Portugal, no âmbito das políticas sociais e do ponto de vista ambiental”.
Além destes temas centrais, há ainda um capítulo dedicado exclusivamente à economia e às políticas sociais em contexto de pandemia, que procura “perceber os impactos da Covid-19 na economia portuguesa, ao nível do emprego, dos rendimentos e das reacções dos consumidores e empresas“. Segundo o autor, a obra analisa e antevê também “as políticas sociais na pandemia e no pós-pandemia”.
Por fim, o livro aborda ainda a compatibilidade entre a “emergência na questão da saúde” e “agenda da luta contra as alterações climáticas”.
“Cidadania Social e Economia: Reflexões sobre a Realidade Portuguesa” é apresentado esta terça-feira, às 19h30, na página do Facebook da Feira do Livro de Braga.
A UMinho Editora é uma das entidades que participa nesta edição da Feira do Livro. Pode visitar o stand virtual aqui.
