10ª edição ‘Do Bira ao Samba’ acontece este fim-de-semana na Praça Municipal

Os Bomboémia – Grupo de Percussão da UMinho, integrado na ARCUM (Associação Recreativa e Cultural Universitária do Minho), promovem a 2 e 3 de agosto a décima edição do festival “Do Bira ao Samba”, na Praça Municipal, em Braga.
Durante a apresentação do programa, no arranque desta semana, na Biblioteca Pública de Braga, a diretora do grupo, Inês Cortez, referiu que esta 10ª edição é “muito especial” para os membros. “Fazemos 20 anos do grupo em setembro e vamos para a nossa décima edição do ‘Do bira ao Samba’. É um festival que nos acompanha, portanto, durante metade da vida de grupo”, disse.
Ao contrário dos outros anos, em que acontecia na Avenida Central, o evento vai decorrer na Praça do Município. “Queremos realmente dar uma presença maior ao nosso laranja, ao nosso lugar, tanto na cidade como no festival e no nosso trabalho”, acrescentou a porta-voz.
A diretora do festival, Vanessa Faria, destaca que o festival de artes performativas espera unir as culturas e tradições portuguesas e brasileiras, através da música, da dança e da percussão.
Programa arranca sexta-feira com Arraial Minhoto a partir das 18h00
O primeiro dia é totalmente dedicado ao ‘Bira’ e o segundo ao ‘Samba’. O programa arranca pelas 18h00 de sexta-feira com o Arraial Minhoto. Pelas 21h30 atuam os Bomboémia, Filipa Torres e Urze de Lume. No sábado, todos sambam com “’Tas Aqui ‘Tas a Sambar”. Destaca-se o Cortejo de Carnaval Fora D’Época que conta com dez grupos participantes. O festival termina com “Samba à Gomes de Sá” e DJ Biggie.
Exposição “20 anos Bomboémia”
Também até sábado, 3 de Agosto, está patente na Biblioteca Pública de Braga a exposição “20 Anos Bomboémia”, uma mostra comemorativa dos 20 anos da coletividade, com registo dos principais momentos, das pessoas e depoimentos que fazem a história do grupo.
Segundo o grupo, a exposição mostra a identidade do projeto e as atividades que organiza e nas quais participa, recuperando memórias e fixando-as na história da academia.
