Diretor-geral de Reinserção e Serviços Prisionais de saída

Estava debaixo de fogo desde sábado e não conseguiu superar as críticas, o diretor-geral de Reinserção e Serviços Prisionais apresentou a sua demissão. A informação foi confirmada pela agência Lusa.


Rui Abrunhosa Gonçalves, antigo investigador da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, foi afastado do cargo. A decisão deverá ser oficializada pela Ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, que vai prestar declarações aos jornalistas às 17h00, no Ministério da Justiça, em Lisboa, após o seu gabinete ter indicado no domingo que estava a recolher informações.


O responsável pela Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) estava debaixo de fogo desde a fuga de cinco reclusos do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, no último sábado.


Recorde-se que Rui Abrunhosa foi o primeiro licenciado em Psicologia a ocupar o cargo de diretor-geral dos Serviços Prisionais. Foi nomeado pela ex-ministra da Justiça Catarina Sarmento e Castro durante a última governação socialista, sucedendo então no cargo ao magistrado do Ministério Público Rómulo Mateus. Estava no cargo desde agosto de 2022. 

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
A Nossa Terra
NO AR A Nossa Terra A seguir: Alumni pelo Mundo às 12:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv