Diretor da CTB acusa candidato do PS de “mentir” em entrevista à RUM

O diretor da Companhia de Teatro de Braga (CTB), Rui Madeira, acusa o candidato do Partido Socialista (PS), Hugo Pires, de “mentir”, na entrevista dada à RUM no início desta semana, no âmbito das eleições autárquicas.
Rui Madeira contactou esta quarta-feira a RUM para reagir às críticas de Hugo Pires que afirmou, na passada segunda-feira, que a CTB “acrescenta muito pouco à cidade”, além de ser “sobrefinanciada” pela atual maioria para “alimentar alguns excessos do seu diretor”, Rui Madeira.
Ora, à RUM, o responsável artístico acusa o candidato socialista de “mentir e de tentar manipular a realidade que devia conhecer”.
“É um candidato imposto pelas bases ao arrepio da democracia, sustentado na intriga, na conspiração, é um candidato que só pode diminuir o poder democrático”, começa por referir.
O diretor da Companhia de Teatro de Braga fala em “memória curta” de Hugo Pires e garante que a atual gestão municipal faz o mesmo que fez a gestão de Mesquita Machado no passado.
“O candidato Hugo Pires, de quem não conheço duas ideias sobre cultura, optou numa entrevista de não falar de cultura, mas da CTB e, por consequência, do seu diretor. Para falar do trabalho da CTB, nem tanto, para dizer que a CTB é privilegiada, que esta câmara anda com a CTB ao colo, ah ah, mentiroso! Ele sabe que não é verdade”, continuou. Rui Madeira sublinha que “nunca aceitaria” nem “nunca” aceitou favores políticos, sustentando que a sua vida profissional “fala por si”.
Na mesma declaração, o diretor da Companhia de Teatro de Braga, reitera que os compromissos “são de parte a parte” ao abrigo de um protocolo com a Câmara Municipal de Braga. “Os compromissos são de parte a parte, sempre cumprimos. A autarquia no tempo de Mesquita Machado cumpriu, a CTB e eu próprio cumpri, sempre com uma ideia de serviço público e de valorização de Braga e da sua imagem no contexto nacional e internacional. O município com Ricardo Rio cumpre exatamente nos mesmos termos. É público, o município atribui à CTB um subsídio de 20 mil euros ano. O resto é paisagem (…).
Numa longa crítica à atuação do candidato socialista, a resposta de Rui Madeira termina com “saudações democráticas”.
Recorde-se que Rui Madeira apoia publicamente a recandidatura de Ricardo Rio à Câmara Municipal de Braga.
