Direção Regional de Cultura do Norte vai intervir no Museu dos Biscainhos

A Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) vai intervir no Museu dos Biscainhos. À RUM, António Ponte, Director Regional de Cultura do Norte, adianta que a DRCN e a direcção do museu bracarense têm vindo “a equacionar um projecto que possa suprir necessidades infraestruturais” do edifício.
O responsável justifica a intervenção pelo “aumento gradual e sustentado” do número de visitantes que o Museu dos Biscainhos tem registado desde 2013. A procura do público, sublinha, deve-se ao facto de o museu ser uma “pérola entre os restantes museus da região, sendo um exemplo de uma casa tipicamente minhota, nobre, com uma colecção artística extraordinária”.
Turismo e actividades dentro dos monumentos justifica aumento do número de visitantes
Na última década, houve um aumento de quase 200% em visitas aos museus e monumentos da região norte. A título de exemplo, registaram-se, no último ano, mais de 2,2 milhões de entradas – 61,1% das quais provenientes do estrangeiro. De acordo com António Ponte, “o crescimento do fluxo turístico” aliado “às actividades e requalificações dos espaços” são os factores contributivos para a tendência.
O responsável revela que o crescimento tornou-se notório a partir de 2016. No último ano, o Paço dos Duques e o Castelo de Guimarães foram os monumentos mais visitados na região norte.
