Jornadas sociais da AAUMinho discutem migração sob várias perspetivas

Começa esta segunda-feira mais uma edição das jornadas sociais da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), o ‘Dias+ Por+’. Este ano, a iniciativa que junta os vários núcleos de alunos, associações, delegações e secções da academia minhota à associação estudantil na reflexão e partilha de ideias em torno de questões sociais centra-se no tema da migração.


De acordo com Murilo Melnek, vice-presidente do departamento social da AAUMinho, além de mediático, atual e relevante, o tema da migração “é algo que se fala muito e que se percebe em todos os lados, hoje em dia”. Definido o assunto das jornadas, o objetivo foi “desenvolver atividades que abordassem esta temática sob múltiplas perspetivas”. Integrar os vários núcleos da academia minhota na criação do programa do ‘Dias+ Por+’ não é uma novidade, mas é pertinente tendo em conta que “é um tema que sempre foi e sempre será atual”. “A Universidade do Minho conta com muitos estudantes internacionais e também conta em levar muitos estudantes nacionais para fora de Portugal”, diz.

Programa quer discutir migração sob diversas perspetivas

As jornadas arrancam esta segunda-feira, dia 17, pelas 18h00, com a ação de voluntariado ‘UMFuturo’ dedicada à promoção da empatia, inclusão e solidariedade para o público infantil. Ao mesmo tempo, o Núcleo de Alunos de Economia e a Associação de Debates Académicos promovem um café-debate centrado no diálogo e partilha de experiências sobre as migrações contemporâneas.

O segundo dia é preenchido com uma sessão de cinema promovida pela Associação de Estudantes de Psicologia e o Núcleo de Cinema. Em exibição vai estar ‘The World is Bright’, uma obra que pretende suscitar a “reflexão sobre o cenário sociopolítico nacional e internacional”.

No dia 19, o workshop ‘Entre Línguas e Sonhos: Empreender em Terra Nova’, organizado pelo Associação de Estudantes de Línguas e Literaturas Europeias e o Núcleo de Estudantes de Contabilidade propõe uma análise aprofundada das interseções entre migração, economia e empreendedorismo. Serão discutidos temas como os desafios linguísticos, as políticas públicas de integração, as dificuldades económicas e os dados mais recentes sobre empreendedorismo em contexto migrante.

No mesmo dia, às 16h30, dois docentes vão abordar as dinâmicas complementares da imigração e da emigração, analisando as motivações, impactos e implicações globais de ambos os fenómenos, num debate promovido pelo Núcleo de Estudantes de Negócios Internacionais e pelo Núcleo de Estudantes de Ciência Política.

Já no último dia, 20 de novembro, o Centro de Estudantes de Engenharia Informática e o IEEE UMinho Student Branch promovem um ‘Thinkathon pela Migração Inclusiva’, que desafia os participantes a desenvolver ideias e soluções inovadoras que contribuam para uma migração mais inclusiva, reduzindo barreiras e aproximando pessoas através da tecnologia.

O programa termina com uma mesa-redonda que reúne profissionais das áreas da Medicina e do Direito para discutir o papel fundamental de ambas na proteção e integração das pessoas migrantes. A organização está a cabo do Núcleo de Estudantes de Medicina, o Haja Saúde! e a associação de voluntariado Porta Nova.

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv