Dia histórico. “Princípio do fim da pandemia” já arrancou no Hosp. de Braga

Enfermeira de medicina interna foi a primeira a ser vacinada na unidade de saúde bracarense. 

O dia 29 de Dezembro de 2020 ficará marcado na história do Hospital de Braga como um momento único, depois de um ano atípico repleto de desafios. Por volta das 8h30 foi administrada a primeira vacina da Pfizer na cidade dos arcebispos. A seleccionada foi Gilda Ribeiro, enfermeira de medicina interna, com 48 anos.

Aos jornalistas a enfermeira falou num “momento de esperança” e confessa que nunca teve dúvidas em relação a ser vacinada, uma vez que confia na ciência e na sua evolução. Gilda Ribeiro espera que este seja “o princípio do fim da pandemia”.

Até esta segunda-feira, 28 de Dezembro, o Hospital de Braga tinha 79 doentes covid em enfermaria e 27 em cuidados intensivos. Um número que tem vindo a diminuir, contudo Gilda Ribeiro não esquece os “dias mais difíceis” em que teve de lidar com o sofrimento das pessoas.

Aos cidadãos, em especial aos bracarenses, pede que não tenham medo, pois “só quando a maioria da população estiver vacinada é que vamos conseguir derrotar esta pandemia”. 

Nos próximos dois dias, ou seja, entre esta terça e quarta-feira o Hospital de Braga irá administrar um total de 660 doses da vacina da Pfizer.

Hélder Machado, de 38 anos, foi o responsável pela administração da vacina. Garante que não são necessários cuidados especiais na administração da mesma. Também os possíveis efeitos secundários são comuns, são eles dor no local onde foi administrada e temperatura. Recorde-se que os profissionais de saúde têm de aguardar 30 minutos numa sala, de modo a detectar possíveis efeitos adversos que podem surgir nos próximos três dias.

O enfermeiro de medicina interna ainda não sabe quando será vacinado, porém espera que esta “arma” faça “mudar o paradigma” para que 2021 “seja um ano seguro”. 

A unidade de saúde bracarense preparou sete postos de vacinação para receber os 660 profissionais que têm um contacto mais directo e permanente com doentes infectados pelo vírus Sars-COV-2. 


Actualmente, o Hospital de Braga conta com mais de 3 mil profissionais a laborar diariamente. Questionado pela RUM sobre quando serão os restantes profissionais vacinados o director clínico do Hospital de Braga, Jorge Marques, declarou estar confiante que tal irá acontecer nas próximas semanas, visto que também irão chegar mais vacinas à unidade de saúde bracarense.

O responsável alerta que os próximos meses ainda serão de dificuldades, no entanto o director clínico tem a convicção que a vacina será um “grande alento e trará uma grande alteração à evolução da pandemia”.

De realçar que todos os sectores que estão em contacto com doentes covid, nomeadamente, enfermeiros, médicos, auxiliares e técnicos serão vacinados nesta primeira fase. Jorge Marques não foi abrangido por este primeiro lote de vacinas.

O director clínico informa ainda que o Hospital de Braga não ficará encarregue da administração da vacina à população em geral no próximo ano. Esse processo estará ao cargo dos cuidados primários de saúde.  

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Carolina Damas
NO AR Carolina Damas A seguir: Português Suave às 19:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv