Dia do Estudante. Académicas unidas para exigir “mudanças urgentes”

No Dia Nacional do Estudante, a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), juntamente com outras Académicas Nacionais, lançam um questionário que procura “medir o impacto da pandemia nas condições socioeconómicas, no projeto académico e na saúde mental dos Estudantes do Ensino Superior”. A intenção é justificada pela AAUMinho em comunicado enviado esta quarta-feira.
As académicas de norte a sul do país continuam preocupadas com as consequências negativas da pandemia junto dos estudantes a diferentes níveis, com destaque para o abandono do Ensino Superior.
Depois desse mesmo questionário, as associações e federações académicas pretendem levar as conclusões às entidades governativas e partidárias, sublinhando já que o abandono do Ensino Superior aumentou com a chegada da pandemia. Na nota é sublinhado que os Estudantes se unem no dia em que são celebrados, “a fim de alertar para as mudanças que se querem urgentes no Ensino Superior em Portugal”.
Rui Oliveira, Presidente da Associação Académica da Universidade do Minho afirma que “o abandono escolar deve estar no centro das preocupações do Ensino Superior, a fim de serem criadas ferramentas e mecanismos de combate a este problema, capazes de dar uma resposta rápida e eficiente, prestar acompanhamento e, sobretudo, atuar na sua prevenção”.
