‘Dia do Emprego’. Escola de Engenharia da UMinho recebe empresas e comunidade em Azurém

Ainda que parte da programação dos 50 anos da Escola, a iniciativa direcionada a estudantes e diplomados de Engenharia, Tecnologia e Design, esteve aberta a toda a comunidade, com interesse noutras áreas, e até mesmo sem qualquer relação com a academia minhota.
Palavras de António Vicente e Raul Fangueiro a propósito do 'Dia do Emprego':

Cerca de 90 entidades, com mais de 3800 ofertas de emprego e estágio, passaram esta quarta-feira pelo ‘Dia do Emprego – Tomorrow Needs You’, promovido pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM), na nave central do Campus de Azurém da Universidade do Minho, em Guimarães.

Ainda que parte da programação dos 50 anos da Escola, a iniciativa direcionada a estudantes e diplomados de Engenharia, Tecnologia e Design, esteve aberta a toda a comunidade, com interesse nestas e noutras áreas, e até mesmo sem qualquer relação com a academia minhota.

Para António Vicente, presidente da EEUM, este é um evento que não só traz um “ambiente especial” ao campus como mostra “a vitalidade da escola e da cooperação que se tem estabelecido” com as empresas e com a sociedade.

Parte desta vitalidade mostra-se, todos os anos, na estreia absoluta de empresas no rol de opções apresentadas pela iniciativa bem como na integração de entidades de dinamização económica direcionadas para aqueles interessados na criação do próprio emprego e em projetos de empreendedorismo.

Entre as empresas, algumas estreantes, marcaram presença a Critical TechWorks, Continental Mabor, Gestamp, Grupo Casais, Grupo Petrotec, Lufthansa Technik Portugal, Nexteam Group e ZF Lifetec, interessadas em captar talentos para os seus negócios.

O presidente da EEUM aponta, ainda, a contribuição ativa dos alunos, sobretudo na partilha do evento entre a comunidade estudantil, como um dos fatores do sucesso da iniciativa.

“É preciso explicar [aos novos alunos] o que é que são as coisas e o que é que elas trazem de novo para a sua vida e, portanto, esse desafio todos os anos vamos ter, mas a verdade é que os colegas vão passando palavra”

Para Raul Fangueiro, pro-reitor da UMinho para a Inovação, Empreendedorismo e Transferência de Conhecimento, a iniciativa reflete sobretudo a capacidade da universidade “na sua ligação ao meio” empresarial, comunitário e regional.

Além das empresas, o ‘Dia do Emprego’ acolheu também incubadoras, algumas até com relações aos municípios da região, como a Guimarães Set.Up, InvestBraga, Start Esposende, e a Start Point AAUM.

De acordo com o dirigente, a adesão, cada vez maior, de empresas ao evento prende-se também à reputação da EEUM como uma instituição que dispõe de um conjunto de opções de formação “muito eclético e abrangente” além do “ensino de alto nível”.

Variedade de oportunidades e abertura à comunidade são vantagens apontadas à iniciativa

Entre os elogios mais repetidos à iniciativa, os participantes apontam, em primeiro lugar, a abertura do ‘Dia do Emprego’ à comunidade estudantil dos vários campi da UMinho mas também ao público em geral, e, em segundo lugar, à variedade de ofertas de estágios e empregos.

Opinião de Pedro Ribeiro, João Camacho e Filipe Carrola sobre o ‘Dia do Emprego’

De acordo com António Vicente, a iniciativa responde a dois objetivos: mostrar aos alunos “o que é o mundo do trabalho” e mostrar às empresas que a EEUM “tem estudantes capazes de responder às suas necessidades”.

Assim, e tendo em conta que alguns dos cursos de engenharia da UMinho concentram-se no Campus de Gualtar, em Braga, a abertura do evento a toda a comunidade, e ao público em geral, é só um detalhe que faz “todo o sentido”.

Partilhe esta notícia
José Brás
José Brás

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Alumni pelo Mundo
NO AR Alumni pelo Mundo A seguir: Galiza Mais Perto às 21:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv