DGS estuda melhor forma de “aliviar medidas de restrição”

O subdirector-geral da saúde, Diogo Cruz, admitiu hoje, na habitual conferência de imprensa conjunta da Direcção-Geral da Saúde e do Governo, que as medidas de distanciamento social podem prolongar-se até ser encontrada a vacina. No entanto, revelou que já estão a ser estudados momentos de eventual suavização das medidas anti-covid aplicadas até ao momento.

“Temos estado a estudar, com um grupo alargadíssimo de académicos e não só, quando podemos aliviar as medidas em segurança. As medidas que vamos tomar daqui para a frente terão de ser analisadas com os dados que vamos conhecendo”, referiu, assinalando que consoante a chegada “de novas ondas e picos”, as medidas “podem ter de ser introduzidas e retiradas”.

O secretário de Estado da Saúde falou da taxa de mortalidade em Portugal por Covid-19 e referiu que a mesma é menor quando comparada com a restante Europa. 

“A taxa de mortaliade em Portugal em doentes de Covid é de cerca de 5,5% por 100 mil habitantes: é inferior à da maioria dos países da Europa. Estarão com menor taxa a Alemanha e Áustria e, para nós, é um indicador a referir, apesar de nunca ser bom porque estamos a falar de mortalidade”.

As autoridades de saúde apeleram ainda a que os portugueses continuem a ligar para o INEM em caso de emergência. António Sales revelou que o INEM tem registado uma queda de cerca de menos 500 chamadas por dia e frisou que os cidadãos não podem ter medo em recorrer ao SNS por causa do novo coronavírus.

Partilhe esta notícia
Pedro Magalhães
Pedro Magalhães

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Omega 3
NO AR Omega 3
00:00 / 00:00
aaum aaumtv