DGS alerta que números de covid-19 a circular na internet são falsos

Os números que estão a circular nas redes sociais relativamente aos casos de COVID-19 em Portugal são “falsos”, segundo um comunicado da DGS divulgado ao final da manhã.
“A informação oficial é a que consta no boletim da DGS, que será divulgado ao início da tarde, como habitualmente, após um processo aprofundado de verificação”, lê-se.
A DGS apela ainda aos cidadãos para que não partilhem informação falsa.
Ontem, antes de a DGS publicar o relatório com o recorde de casos e óbitos, já circulavam nas redes sociais e alguns meios de comunicação social os números de infeções e óbitos. Os casos acabaram por se confirmar, mas os óbitos ficaram aquém dos quase 300 que foram avançados.
Já depois de a DGS revelar que o número de óbitos em 24 horas era de 219, o Presidente da República mencionou aos jornalistas que tinham sido 290 óbitos. “Eu penso até que são mais mortes do que 219, são 290, é mais grave”, disse Marcelo Rebelo de Sousa. Mas, logo a seguir, questionado sobre se tinha informação diferente da transmitida pela DGS, o Chefe de Estado recua: “Ah! São 219, então é 219, foi um lapso.”
