DGAV dá conta da inexistência de esterilizações no canil de Braga; Agere desmente

De acordo com o relatório da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), referente a 2019, não houve qualquer animal esterilizado no Centro de Recolha Oficial (CRO) de Braga. No entanto, o administrador da Agere, responsável pela gestão do canil municipal, garante que isso não corresponde à verdade.

A questão foi levantada pelo porta-voz da concelhia de Braga do PAN. Tiago Teixeira considera que essa situação “não faz sentido”, já que tem conhecimento da “existência de esterilizações no concelho”. “Queremos perceber o que falhou. Não queremos que Braga tenha essa fama de não esterilizar os seus animais e de não contribuir para o seu bem-estar”, acrescenta.


Contactado pela RUM, o administrador da Agere explica que se trata de “uma informação incorrecta, uma vez que todos os animais adoptados [339 em 2019] foram esterilizados”. Segundo Rui Morais, houve “um pequeno erro na transposição da plataforma” – apesar de não saber onde se verificou o lapso – acrescentando que a empresa municipal enviou esta quarta-feira um e-mail à DGAV “no sentido de corrigir essa informação”.


Segundo o relatório anual da DGAV, realtivo ao ano passado, é referido ainda que 1.030 animais foram vacinados contra a raiva, 448 recolhidos e 16 eutanasiados no CRO de Braga.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv