“Devemos alertar para as muitas formas de violência contra crianças que ainda existem”

Isabel Estrada Carvalhais mostra-se preocupada com o flagelo dos maus tratos a crianças. A eurodeputada marcou presença esta sexta-feira na sessão inaugural do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância em Guimarães, organizado pela Câmara Municipal e pela delegação local da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.

De acordo com a também docente da Universidade do Minho, esse cenário “ainda existe” e com “a tendência de ser agravar em contexto de pandemia”. “É nossa função estar atentos e alertar para as muitas formas de violência, física e emocional”, releva, referindo que esta situação tem “dimensões e realidades algo escondidas”.

Esta sexta-feira foi colocado um laço azul no edifício da Câmara Municipal, feito pelos alunos da CERCIGUI, com o objetivo de sensibilizar a população para a prevenção e sinalização de situações de maus-tratos às crianças, cujo slogan é “Serei o que me deres… que seja AMOR”.

Domingos Bragança salienta “o trabalho de proximidade” que a autarquia tem desenvolvido, envolvendo “todas as instituições e a comunidade em geral para que haja um olhar atento” em relação a esta matéria. 


O presidente da Câmara Municipal assinala, ainda, a especial atenção no acolhimento das crianças que chegam de outros países, nomeadamente do conflito na Ucrânia, a fim de “garantir uma integração em pleno na comunidade”. Desde o início do conflito já chegaram 110 pessoas a Guimarães, incluindo 50 crianças.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Olhar de Lá e de Cá às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv