Desempregados ou em lay-off pagam metade do passe dos TUB em Junho

Quem estiver desempregado ou em lay-off vai poder pagar metade do passe dos Transportes Urbanos de Braga referente ao mês de Junho. A medida foi anunciada pela autarquia com o objectivo de apoiar população que neste momento está a ver o seu rendimento mensal reduzido, em virtude da pandemia da Covid-19.
Com esta redução, o novo passe para as pessoas desempregadas e em lay-off terá, em Junho, o custo de 9 euros para a primeira coroa, 13 para a segunda e 15 para a terceira.
O apoio dos Transportes Urbanos de Braga também se vai estender à isenção do pagamento do estacionamento à superfície e de avenças mensais. Aqui, além dos desempregos e dos que estão em lay-off, o desconto aplica-se também a moradores que estejam em teletrabalho, em apoio a filhos menores, ou isolamento profilático.
As medidas são referentes a Junho. Em Maio, já se sabe, não se paga para andar de autocarro ou estacionar o carro em Braga.
E o que fazer para ter o desconto de 50%?
Os postos de venda vão retomar a sua actividade a partir do dia 21 de Maio, dia em que se iniciam as vendas de títulos de transporte para o mês de Junho. Com a abertura dos postos de venda, os utilizadores em situação de desemprego ou em lay-off devem fazer-se acompanhar dos documentos que comprovem a sua situação para assim beneficiarem do desconto aplicável.
No caso das avenças mensais ou do estacionamento à superfície, os moradores devem entregar os respectivos comprovativos das suas situações excepcionais na loja dos Estacionamentos Urbanos de Braga, a partir do dia 25 de Maio.
No que diz respeito às zonas de estacionamento de duração limitada, os residentes na zona do aviso de pagamento não serão multados.
