‘Descentrar’ leva cultura a 13 freguesias do concelho de Braga

Música, teatro, circo contemporâneo e visitas guiadas ao património. A Câmara de Braga organiza a segunda edição do ‘Descentrar’, com cerca de 30 eventos culturais, em 13 freguesias e uniões de freguesias do concelho.
Ao longo de nove meses, entre abril e dezembro, vão acontecer oito concertos de música clássica e erudita, cinco concertos de artistas emergentes no panorama musical português (Golden Slumbers, Surma, Valter Lobo, Luca Argel e Cachupa Psicadélica), dez espetáculos de Novo Circo e quatro de teatro.
Na apresentação do evento, realizada esta quarta-feira na Junta de Freguesia de Ruílhe, Sílvia Faria, chefe da divisão de Cultura, perspetivou uma iniciativa com “mais sucesso”, atendendo à “duplicação da oferta” que existe em comparação com o ano inaugural.
Já o presidente da Câmara Municipal salienta a “tendência de evolução” do ‘Descentrar’, passando de sete para 13 freguesias e uniões de freguesias, traçando o objetivo de chegar, em futuras edições, às 37 que compõem a totalidade do território.
Paralelamente, Ricardo Rio, também responsável pelo pelouro da Cultura, manifesta a ambição de “fortalecer a rede de equipamentos” do concelho, por forma a cada freguesia ter possibilidade de acolher “grandes manifestações culturais”.
O programa inclui visitas guiadas a diferentes espaços, como Santuário do Sameiro (Espinho), Monte de S. Filipe e aos Moinhos de São Julião (Cabreiros), Nascente do Rio Este (Este S. Mamede), Mamoa de Lamas (Lamas) e Museu dos Cordofones (Tebosa). Para o autarca é importante “juntar a descentralização cultural à valorização do património”.
Programação arranca este sábado
Ruilhe será palco do primeiro espetáculo do Descentrar, este sábado, com o espetáculo de circo contemporâneo “E-nxada” pelo grupo Erva Daninha, pelas 17h00, na zona envolvente à sede da Junta de Freguesia. Caso se verifiquem condições climatéricas adversas, o espetáculo vai passar para o Pavilhão do Colégio Alfacoop.
À noite, pelas 21h30, a Igreja Paroquial de Ruilhe recebe o concerto ‘Influência de Bach na Música’, pela Orquestra Filarmónica de Braga.
Seguem-se as freguesias de Crespos e Pousada, Vilaça e Fradelos, Lomar e Arcos, Espinho, Cabreiros e Passos (S. Julião), Este (S. Pedro e S. Mamede), Arentim e Cunha, Lamas, Tebosa, Escudeiros e Penso (Sto. Estevão e S. Vicente), Mire de Tibães e Nogueira, Fraião e Lamaçães.
