Dérbi minhoto: Moreirense e Gil Vicente medem forças em duelo direto pela quinto lugar

O Moreirense recebe o Gil Vicente este sábado em mais um dérbi minhoto da I Liga. A partida agendada para as às 15h30, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos, coloca frente a frente o quinto e sexto classificado no arranque da jornada 21.
No lançamento da partida, o treinador da equipa da casa, Vasco Botelho da Costa referiu que o Moreirense ambiciona regressar aos triunfos, mas antevê dificuldades no duelo com os galos, que vai obrigar a equipa estar no “melhor nível”.
O treinador dos cónegos aproveitou para elogiar o projeto de futebol do Gil Vicente, “com uma ideia muito bem vincada e de qualidade”, que “está a fazer um grande campeonato”.
Defende, ainda, que a frustração sentida depois da derrota com o Vitória SC, 0-1, deve servir como motivação dar uma resposta no jogo de sábado. Espera, ainda, que o duelo com os gilistas sirva de catapulta para uma segunda volta com resultados positivos frente aos adversários que se encontram em lugares acima do Moreirense na tabela. “Bons ingredientes, de certeza absoluta, para um grande jogo”, garante.
Para o treinador dos galos, César Peixoto, o Gil Vicente deve esperar uma partida exigente, “num campo muito difícil”, notando que o Moreirense tem muitos pontos em casa. O treinador, que esteve na equipa de Moreira de Cónegos, em duas oportunidades, em 2020/2021 e 2024/2025, disse que o plantel adversário conta com alguns jogadores “que gosta muito, bons jogadores”.
César Peixoto desvaloriza o facto de o adversário ser, dos oito primeiros classificados, a única equipa com saldo negativo de golos (27 marcados e 28 sofridos), sublinhando que contam com “equipa muito competitiva e que a classificação não reflete a qualidade que existe”. “Não abdicamos da nossa ideia de jogo, não abdicamos do nosso ADN, vamos lá para tentar jogar da forma como nós sabemos e podemos e conseguimos normalmente”, remata.
