Dérbi do Berço. Orgulho de Guimarães dá pontapé de saída na jornada 20

O concelho de Guimarães é o centro das atenções no arranque da 20.ª jornada da I Liga. Vitória SC e Moreirense FC protagonizam esta sexta-feira um duelo de vizinhos com implicação direta na luta pelos lugares europeus e pela hierarquia do futebol minhoto.
O Moreirense chega a este desafio numa posição privilegiada, ocupando o sexto lugar, com 30 pontos. Já o Vitória SC surge na nona posição, com 25 pontos. Para os cónegos, uma vitória significaria cimentar o estatuto de surpresa da prova e aumentar a distância para o rival. Para os vitorianos, os três pontos são fundamentais para encurtar distâncias e recuperar o moral após o desaire na última ronda, diante do GD Estoril Praia (4-2).
A mística e o fator casa
Luís Pinto, técnico do Vitória SC, sublinhou a importância da união entre a equipa e a bancada, antevendo as dificuldades que apenas um dérbi consegue proporcionar.
“O dérbi tem importância pelo gosto que nós temos em jogar em nossa casa, no nosso estádio, e perante os nossos adeptos que nós acreditamos que, apesar dos dilúvios que têm existido, vão marcar presença em grande número, porque eles podem-nos ajudar a tornar o jogo menos complicado. Um dérbi é sempre um dérbi. Os jogos, por si só, já são difíceis no futebol. Quando se trata de um dérbi, mais ainda.”
O desafio à história
Do lado da equipa de Moreira de Cónegos, Vasco Botelho da Costa encara o jogo como uma oportunidade para fazer história: o Moreirense FC nunca venceu no reduto vitoriano para a liga portuguesa.
“Historicamente, para o campeonato, o Moreirense FC nunca ganhou no D. Afonso Henriques. Gostávamos muito de poder ser hoje privilegiados por conseguir essa primeira vitória. Temos de olhar para situações que, à partida, podem ser consideradas problemáticas e ver o outro lado da moeda, ver um bom desafio para podermos tentar superar, com o máximo respeito pelo nosso adversário.”
Entre a vontade de quebrar um enguiço histórico por parte dos cónegos e a necessidade de reafirmação dos conquistadores perante o seu público, os 90 minutos prometem ditar quem assume o trono do concelho nesta 20.ª jornada. A bola rola às 20h45, com arbitragem de António Nobre (AF Leiria).
