Deputado do PSD reclama regresso do Alfa a Guimarães e nova ligação à A11

O deputado vimaranense do PSD, Ricardo Araújo, solicitou ao ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, que faça regressar a Guimarães o Alfa Pendular, serviço que foi interrompido em 2020 pelo governo PS. O social democrata considera também que a futura estação de alta velocidade deve ficar localizada entre os concelhos de Guimarães, Braga e Famalicão e que é tempo de se começar a estudar um novo nó de ligação à A11 na zona das Taipas.
A reunião de trabalho aconteceu na passada sexta-feira. Em declarações à RUM, o social-democrata vincou a importância do regresso das ligações do alfa-pendular àquele concelho. Notou que a ideia passou por “sensibilizar o ministro”. “Foi um serviço cancelado pelo anterior governo. É fundamental, é absolutamente imperativo que Guimarães volte a ter ligações rápidas ao Porto e de longo curso”, assinala.
Recorde-se que em 2020, a CP alegou uma quebra no volume de passageiros transportados de 85% e fez um ajuste na oferta de Alfa e Intercidades, em todo o país que acabou a afetar a cidade berço.
Segundo o deputado que foi eleito pelo PSD nas legislativas de março, o ministro está “recetivo a analisar, estudar e ver o que se pode fazer”, ainda que se antecipem “dificuldades”. “Mas em primeiro lugar é preciso expor a situação para que possam ser equacionadas soluções”, justifica.
Ainda em matéria ferroviária, o deputado do PSD natural de Guimarães insiste que a futura estação de alta velocidade deve ser construída entre os concelhos de Guimarães, Braga e Famalicão. “Do nosso ponto de vista deveria ser localizada, independentemente do concelho, no triângulo entre Braga, Famalicão e Guimarães por ser a zona mais populosa, com maior concentração industrial e, portanto, os três concelhos e a região ficariam a beneficiar”, argumenta.
PSD pede estudos para novo nó de ligação à A11 para servir zona das Taipas e Avepark
Já em matéria rodoviária, o deputado social democrata, que é também vereador do PSD no executivo municipal de Guimarães, reafirma a necessidade de se “estudar a criação de um novo nó de acesso à A11 na zona norte do concelho vimaranense”, de forma particular a zona das Taipas, as freguesias envolventes e o próprio Avepark. A matéria também foi mencionada durante a audição.
