Depressão Irene não deixou marcas no concelho de Braga

Apesar da passagem da depressão Irene, foi uma noite calma no concelho de Braga. De acordo com o vereador com o pelouro da Proteção Civil, Altino Bessa, foram registados menos de uma dezena de ocorrências. A maioria relacionada com estruturas de obras que devido aos ventos fortes tiveram de ser recolhidas em Tadim, Gualtar e Maximinos.
De acordo com o responsável outra das ocorrências está relacionada com a queda de uma árvore na Estrada Nacional 103 na freguesia de Este. “Foi uma noite tranquila sem danos e sem vítimas”, afirma.
O aviso do IPMA devido à possibilidade de chuva forte irá manter-se no distrito de Braga até às 18h00. Por precaução o túnel do Meliá e a Rua Maria Amélia Bastos Leite, junto à Bosch, vão continuar fechadas.
O vereador adianta também aos microfones da RUM que as equipas da Proteção Civil e da Agere vão continuar no terreno, nomeadamente, para limpar sarjetas.
Um dos pontos críticos da cidade apontados pelo vereador é a Reta do Feital. O Município de Braga já avançou com a requalificação da ribeira de Panoias e Castro, uma obra na ordem dos 2,4 milhões de euros mais IVA, que esperam vir a “acabar ou pelo menos “minimizar” os problemas de cheias no local. Neste espaço irá nascer também uma ciclovia que irá fazer a ligação até ao Estádio Municipal de Braga.
A nível nacional foram registadas mais de 200 ocorrências, a maioria quedas de árvores ou de estruturas, sendo que 75 ocorreram na região Norte.
