Depois da grande noitada, sai à rua o cortejo sanjoanino

Depois da noite mais longa do ano em Braga, o São João continua num dia mais dedicado à vertente religiosa e bastante preenchido por toda a cidade. Do Largo de S. João de Souto sai esta manhã (9h) o Cortejo Sanjoanino com os carros das ervas, Rei David e Pastores a percorrerem várias artérias do centro histórico.
O presidente da Associação de Festas, Firmino Marques assume que se trata de “um evento distinto de todos os outros”.
Cada um destes carros preparados ao pormenor tem uma mensagem e caraterísticas particulares.
A dança do Rei David foi recuperada há poucos anos. Um quadro trabalhado em família que desperta a curiosidade de quem assiste a este cortejo.
Em São João da Ponte, a missa solene do nascimento de São João Batista presidida pelo Arcebispo Primaz de Braga arranca às 11h00. Pelas 12h30 há rodopiada de Gigantones e Cabeçudos na Praça da República.
Entre as 15h00 e as 17h00, a Praça Municipal serve de palco para o Concerto de Bandas Filarmónicas.
Outra procissão muito apreciada pelos devotos é a transladação do andor de São João em direção à Sé, com partida do Largo de São João do Souto, seguida da aclamação de flores, no Largo do Paço. Já a Soleníssima procissão de São João Batista sai da Sé de Braga às 18h00.
Para as 22h00 está agendado o concerto da banda Os Quatro e Meia, na Avenida Central, seguindo-se o fogo de encerramento e o São João Pop’ular, no Pópulo.
