“Dependemos de nós e temos de fazer o nosso trabalho”

Fernando Santos não quer ouvir falar de resultados de terceiros e aponta à vitória diante da França.
Na antevisão ao encontro com os gauleses (quarta-feira, 20h00, Puskás Arena), o último da fase de grupos do Euro 2020, o selecionador nacional recusou a ideia de que Portugal até pode passar em caso de derrota e se a Alemanha triunfar diante da Hungria.
“Partimos para este jogo sempre na condição de dependermos de nós próprios. Sabendo isso, temos de fazer bem o nosso trabalho nas variantes estratégica e mental”, apontou.
Sobre a França, Fernando Santos assinalou que é “uma grande equipa”, não apontando quase defeitos à campeã do mundo em título.
“Da parte da França, sabemos que eles vão jogar altamente concentrados, que pegam em cima e não dão espaços. Temos de ser iguais a eles. Têm médios intensos, com capacidade, como Kanté, Pogba e Rabiot, tem uma linha defensiva com dois jogadores rápidos e fortes no um para um, e com Mbappé, Griezmann e Benzema no ataque. O nivelamento da equipa francesa é todo por igual”, analisou.
Já em relação ao último encontro, que resultou na derrota da equipa das quinas diante da Alemanha por 4-2, o selecionador nacional revelou que todo o corpo técnico foi unânime a encontrar a razão para o desaire.
“A matriz de Portugal não esteve lá. Uma equipa que em 58 jogos sofreu uma vez três golos (com a Hungria, no Euro 2016), e que neste jogo sofre quatro, é porque alguma coisa não terá corrido bem”, comentou.
Fernando Santos revelou ainda que Nuno Mendes está fora para o jogo com a França. O jovem defesa esquerdo recuperou da lesão muscular, mas a falta de treino impede-o de competir.
Caso vença, a seleção de Fernando Santos carimba desde logo a passagem, não dependendo de terceiros. Se empatar, Portugal faz 4 pontos e apura-se como um dos melhores terceiros classificados. Em caso de derrota, passa como um dos melhores terceiros mas apenas se a derrota frente à França não for por mais de dois golos de diferença e se a Hungria não vencer a Alemanha.
