Dentro de dois anos, artrite reumatoide pode ter um fármaco mais eficaz e mensal

Os mais de 7 mil doentes que sofrem de artrite reumatoide em Portugal podem, dentro de dois anos, vir a contar com um novo medicamento. Este fármaco está a ser desenvolvido pela Solfarcos, uma spin-off da Universidade do Minho, mais concretamente, do Centro de Engenharia Biológica (CEB) com apoio das empresas BlueClinical e Bluepharma.

A inovação resulta da investigação iniciada há mais de dez anos pela equipa de Artur Cavaco-Paulo no CEB, em Braga, que já gerou duas patentes e duas teses de doutoramento ao abrigo dos projetos Nanofol e Folsmart, financiados pelos programas europeus FP7 e Horizonte 2020 e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Esta terça-feira, 26 de outubro, foram revelados os resultados promissores do primeiro ensaio clínico em 32 humanos saudáveis.

Até ao momento, este medicamento parece ser mais eficaz, com doses inferiores, quando comparado com fármacos já existentes no mercado.

A RUM conversou com a investigadora e cofundadora da Solfarcos, Eugénia Nogueira, que explicou que o princípio ativo deste medicamento, a molécula de metotrexato, é a mesma utilizada em outros fármacos. Contudo, a equipa de investigadores minhota encapsulou o metotrexato num lipossoma (nanopartícula de gordura) que “dirigem o fármaco até ás células doentes”.

Trata-se de um medicamento que será injetável, porém com uma periodicidade menor, ou seja, os investigadores acreditam ser possível passar de injeções semanais para mensais e com garantia de menos efeitos secundários nos pacientes.

Agora, seguem -se os estudos clínicos em doentes com artrite reumatoide.

Eugénia Nogueira acredita, caso tudo corra conforme o planeado, que este medicamento esteja disponível no mercado dentro de dois anos.

A artrite reumatoide é uma doença que afeta as articulações, manifestando-se através de inflamações que, a longo prazo, podem levar à destruição do osso. Em Portugal, esta patologia afeta cerca de 0,3% a 0,4% da população.

A Solfarcos – Soluções Farmacêuticas e Cosméticas, Lda. – foi criada em 2016 junto ao campus de Gualtar, em Braga. Trata-se de uma spin-off que desenvolve soluções baseadas em péptidos e outros biocomponentes para incorporar em produtos farmacêuticos e cosméticos. 

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Elisabete Apresentação
NO AR Elisabete Apresentação A seguir: Sérgio Xavier às 13:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv