Delegação da UNESCO em Barcelos para preparar Reunião das Cidades Criativas

O presidente do Município de Barcelos recebeu uma delegação da UNESCO, no âmbito dos trabalhos preparativos para a Reunião Anual da Rede de Cidades Criativas que irá decorrer na primeira semana de julho entre Amarante (Música), Braga (Cidade Criativa), Barcelos (Artesanato) e Santa Maria da Feira (Gastronomia). 

Mário Constantino fez saber junto dos representantes da UNESCO que “é um orgulho para Barcelos integrar a organização daquelas jornadas de criatividade”. O autarca fez votos para que a comitiva se sinta bem em Barcelos e que cada um dos seus membros seja embaixador da nossa cidade nos seus países de origem.

Recorde-se que esta parceria vem na sequência da candidatura que Braga apresentou o ano passado, aquando da realização da cimeira do Brasil, tendo a capital do distrito vencido a cidade do Dubai, muito por ter associado à sua candidatura as restantes cidades criativas da UNESCO do Norte de Portugal.

Esta será a 1.ª conferência do universo das Nações Unidas fora da capital, Lisboa. A reunião tem como foco envolver a juventude no debate ao mais alto nível sobre as questões de sustentabilidade e marca o 20.º aniversário de toda a rede de Cidades Criativas da UNESCO (UCCN), captando as quatro cidades criativas parceiras e mais de três centenas de líderes políticos municipais vindos de todo o globo. Assim, a parceria agora estabelecida promove o reconhecimento do território dos quatro municípios nas dimensões cultural e turística e reitera o compromisso do país e destas cidades no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela Agenda 2030 da ONU.

É esperado um impacto direto de cerca de 1 milhão de euros, sendo que o setor do alojamento e alimentação será o que mais beneficiará, apenas superado pelo impacto indireto estimado de quase 3 milhões de euros do alcance mediático nacional e internacional.

A Rede de Cidades Criativas da UNESCO (UCCN) foi criada em 2004 para promover a cooperação com e entre cidades que identificaram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável.

Quase 300 cidades de todo o mundo que integram atualmente esta rede trabalham em conjunto para um objetivo comum: colocar a criatividade e as indústrias culturais no centro dos seus planos de desenvolvimento a nível local e cooperar ativamente a nível internacional.   

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Espaço RUC às 07:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv