Declaração de crise energética termina às 23h59

Termina às 23h59, a declaração de crise energética no país. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro há instantes numa comunicão ao país, numa altura em que ainda decorre o a reunião de conselho de ministros que teve início às 11h30 desta terça-feira e que surgiu na sequência do corte de energia que se prolongou por cerca de dez horas.

Luís Montenegro, que elogiou o trabalho de todas as forças envolvidas, anunciou a criação de uma Comissão técnica independente para avaliar mecanismos de reação à crise e ao funcionamento dos sistemas, nomeadamente o SIRESP.

Esta comissão será constituída por sete personalidades, especialistas de energia, redes, proteção civil, saúde e três personalidades indicadas pela Assembleia da República.

Luís Montenegro reafirmou que o governo está apostado em investigar o sucedido e em fazer um levantamento de falhas que se registaram a diferentes níveis. Pediu ainda uma auditoria europeia para avaliar os sistemas elétricos dos países afetados pelo apagão de segunda-feira, anunciou hoje o primeiro-ministro.

“Não vamos poupar esforços nos esclarecimentos perante um problema sério que não teve origem em Portugal”, afirmou.

Em atualização

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Espaço RUC às 07:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv