De doce a novo anfitrião de Braga. Fidalguinho chega em 2024 para locais e turistas

Nascido e criado na Rua do Souto há 28 anos, o jovem Fidalguinho domina a mímica turística, visto que não é fluente em inglês. Esta é a personificação do doce típico bracarense que, a partir de 2024, passará a ser o novo anfitrião da cidade dos arcebispos. 

A nova marca criada pela Associação Empresarial de Braga (AEB) e pelo Município de Braga, irá contar com cinco guias que terão, numa primeira fase, uma tiragem de 5 mil exemplares em formato A5 em português, e, numa segunda fase, um website e aplicação interligados com o site Visit Braga, em inglês.

Esta nova marca surge da candidatura da AEB a uma linha de apoio à sustentabilidade do Turismo de Portugal, no valor global de 299 mil euros que inclui o estudo sobre os “Impactos do turismo na cidade de Braga na perspetiva dos residentes”, a experiência de realidade virtual que será apresentada esta sexta-feira, entre outros.

Na sessão de apresentação do Fidalguinho, inserida na Semana do Turismo, que teve lugar no Posto de Turismo de Braga, o diretor-geral da AEB, Rui Marques, adiantou qual o conteúdo dos guias.

O primeiro será direcionado para o turista, com a “identificação de um conjunto de estabelecimentos de comércio e de serviços que são considerados de grande utilidade”.  Haverá também um guia que pretende fomentar o turismo dentro da própria cidade, ou seja, para os residentes explorarem e conhecerem novos espaços e restaurantes, a título de exemplo. 


As 45 lojas com história do concelho também serão alvo de um guia dedicado, sendo que o responsável avança que muito brevemente este número poderá aumentar. Seguem-se os guias gastronómicos e, por último, dedicado aos vinhos para fomentar o enoturismo.

A distribuição será gratuita. Para o presidente da AEB, Daniel Vilaça, esta é mais uma ferramenta que irá 

permitir aos visitantes terem “experiências vivias e impactantes” que lhes permitam “experimentar e aprender” mais sobre a região.

É neste contexto que surge a narrativa do novo anfitrião de Braga, que se enquadra no objetivo de criar novos conteúdos e materiais promocionais sobre Braga, mais ligados às atividades económicas, reforçando por esta via a nossa oferta comercial, turística e cultural. Deste modo, estamos a criar e a transmitir aos bracarenses e a quem visita mensagens e histórias inesquecíveis da nossa cidade, com a finalidade de reforçar a nossa identidade e o que nos distingue face às outras cidades e destinos”, frisa.

O novo anfitrião de Braga terá presença, no futuro, no aeroporto Francisco Sá Carneiro e em várias feiras já a partir da próxima semana na Fairway, a Feira e Congresso sobre os Caminhos Santiago, em Santiago de Compostela e no dia seguinte, até ao fim de semana, na Xantar, a maior feira de gastronomia da Península Ibérica.

O adjunto do presidente da Câmara de Braga, António Barroso, adianta que a ideia é ir traduzindo e disponibilizando os roteiros para novas línguas como francês e espanhol, mas não só. Outra das possibilidades em cima da mesa é a criação de uma banda desenhada sobre o Fidalguinho ou clipes de desenho animado para impactar os mais jovens. 

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Breaks Lda
NO AR Breaks Lda A seguir: Music Hal às 02:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv