Data RepositóriUM já está disponível

Há 17 anos a Universidade do Minho foi pioneira com a criação do RepositóriUM, esta segunda-feira, a academia minhota volta a dar um passo nessa direcção com o Data RepositóriUM. A nova plataforma foi apresentada no espaço B-Lounge da Biblioteca da academia minhota, no campus de Gualtar. 


Partilhar, publicar e gerir dados são os objectivos principais deste Data RepositóriUM. Processos fundamentais para a investigação como defende o Director dos Serviços de Documentação da UMinho, Eloy Rodrigues. “Cada vez mais a ciência é feita através da reutilização de dados e este serviço pretende dar resposta a essas necessidades de ter um local seguro para partilhar e, consequentemente, permita gerir os dados dessa investigação”, adianta.

O Data RepositóriUM tem como missão a deposição de ficheiros de forma organizada em colecções, preservar os mesmos, facilitar a disponibilização de dados, associar licenças de reúso e facilitar a disseminação dos resultados de investigação. 

Eloy Rodrigues frisa que a plataforma está já disponível a “todos os investigadores e unidades orgânicas”. De acordo com o director são os investigadores os responsáveis pelo grau de segurança da informação partilhada, ou seja, “os dados podem estar abertos a todo o mundo, apenas ao grupo de investigação ou através de “guest book”. No fundo o “Guest Book” irá questionar o utilizador sobre o porquê de querer aceder ao conteúdo. 


Por agora o Data RepositóriUM vai andar em “digressão” pelos centros de investigação e unidades orgânicas. 

Para o vice-reitor para a Investigação e Inovação esta promoção de uma ciência aberta a toda a comunidade é algo essencial. Eugénio Campos Ferreira realça que as agências europeias já vêm exigindo esta prática, algo que a FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia – a partir deste ano irá exigir através da “identificação de um gestor em cada centro de investigação responsável pela adopção de medidas de ciência aberta”.

O vice-reitor declara que o processo é uma mais valia para a ciência em termos de transparência e aumento de visibilidade da informação que os centros produzem. Eugénio Campos Ferreira anunciou ainda a criação no portal da UMinho de uma área dedicada em exclusivo à ciência aberta.  

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sérgio Xavier
NO AR Sérgio Xavier A seguir: Sara Pereira às 15:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv