D. José Cordeiro quer manter relação de “cooperação e diálogo” com a Câmara de Braga

D. José Cordeiro espera manter uma relação de cooperação e de diálogo com a Câmara de Braga.

O novo Arcebispo de Braga referiu, em entrevista à RUM, que espera que em conjunto se trabalhe para o bem comum, através de uma “cooperação recíproca”. 

Depois de alguns diferendos, D. Jorge Ortiga, Arcebispo Emérito de Braga, disse, na RUM, que guardava alguma mágoa em relação à atual relação entre a Câmara e a Arquidiocese. 

Agora, o novo Arcebispo espera manter “uma relação institucional e pessoal” com o poder político bracarense  “para o bem da cidade”. “Procuraremos sempre o caminho do diálogo, da paz social e da cooperação, para a construção do bem comum, assente na justiça e na verdade”, afirmou.

D. Jorge Ortiga já havia manifestado publicamente o seu descontentamento com o facto da Arquidiocese ter sido esquecida pelos responsáveis no processo de candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura em 2027. 

Sem responder diretamente à questão, D. José parece concordar com esta posição. “Só juntos poderemos fazer com que seja um Cultura que sirva as pessoas do nosso tempo. Se Braga tem esse sonho de ser Capital Europeia da Cultura, com o tema ‘Tempo de Contemplação’, toca-nos particularmente como Igreja, porque temos um património riquíssimo ao nível desta relação íntima da Cultura e da Fé”, apontou. 

O novo Arcebispo apela ao diálogo entre as entidades.


Há um ano, a RUM lançava uma série de grandes reportagens sobre o impacto da pandemia no território. Pode voltar a ouvi-las aqui.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv