Cultural Weekend leva poesia, teatro e história aos estudantes das residências universitárias

“Residências com Cultura” é o tema da iniciativa cultural, organizada pelas Comissões de Residentes das Residências Universitárias da Universidade do Minho, que será levada a cabo ao longo de 2021.
A ideia partiu da biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e pretende “envolver todos os estudantes que etsejam alojados nas residencias e levar a cada um deles um bocadinho de cultura”, disse à RUM Isabel Baião dá ainda conta das iniciativas programadas para este fim-de-semana.
De 26 a 28 de Março, realiza-se o Cultural Weekend, que envolve poesia, teatro e história.
O programa inicia-se com a comemoração do Dia do Livro Português, com um sarau de poesia pelas 21h30. No sábado, dia 27, comemora-se o Dia Mundial do Teatro, com a leitura da peça “o bailarino” de Bernardo Santareno, a partir das 17h00. A atividade termina com a celebração do Dia Nacional dos Centros Históricos, que terá como orador José Cadima Ribeiro, com a intervenção “Os centros históricos das cidades: alguns olhares possíveis”, a partir das 17h00.
A iniciativa será online e os interessados devem inscrever-se aqui.
O programa geral prevê ainda atividades como o BookCrossing, submetida ao tema “um livro a circular é melhor que um livro na estante”, convidando todos os residentes à leitura espontânea e recreativa. Serão colocados livros em alguns espaços comuns das residências, e os estudantes serão convidados a partilhar os seus próprios livros; criação do Clube de Leitura, elegendo as residências como um espaço de leitura e partilha cultural, com sessões mensais de leitura partilhada em voz alta; e, numa lógica de desenvolvimento de competências pessoais, os estudantes das residências participarão em ações informativas sobre a plataforma PressReader (leitura de jornais e revistas de todo o mundo).
