CTB apresenta “comédia negra” que reflete sobre “comportamento mental”

A Companhia de Teatro de Braga (CTB) apresenta a peça ‘No Alvo’, de terça a sexta-feira, às 21h30, no Theatro Circo. A obra de Thomas Bernhard conta a história de duas mulheres, mãe e filha, que vivem juntas desde a morte do marido e pai. Todos os anos, no verão, fazem uma viagem para uma casa junto do mar. Contudo, num certo ano convidam um dramaturgo para as acompanhar. Com o apoio do jovem, a mãe tenta encontrar algum sentido para o passado ao recordar a relação com o marido, que nem sempre foi a melhor.
À RUM, o encenador e diretor da companhia, Rui Madeira, fala de um espetáculo de “humor negro” que aborda temas como o comportamento mental e o pensamento crítico ou a falta dele.
Através da peça podemos refletir sobre “como as pessoas que viveram no tempo da URSS hoje se comportam perante os factos históricos que estamos a assistir”, revela o encenador. Trata-se de um “manual que permite entender o que estamos hoje a viver com as reminiscências e os nascimentos das ditaduras das cidades autocráticas”, acrescenta.
Rui Madeira sublinha também a importância do regresso da peça aos palcos, tendo em conta a situação atual de conflito entre a Rússia e a Ucrânia. “É uma comédia negra sobre o esquema mental que subjuga e controla a cabeça dos outros”, explica. “É um bom exemplo para as pessoas perceberem o mecanismo mental que está por trás deste tipo de decisões político ditatoriais”, finaliza.
