Cruz Vermelha quer instalar centro de acolhimento na antiga escola de Nogueira da Silva

As instalações da antiga escola primária de Nogueira da Silva podem vir a receber o Centro de Acolhimento de Emergência Social da delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP). A organização humanitária está a trabalhar numa candidatura no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), de modo a requalificar o espaço para esse efeito.
Desde que foi criada, em junho do ano passado, a valência opera na Casa de Saúde do Bom Jesus, em Nogueiró, numa parceria com as Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, e dá alojamento a 25 pessoas. Mantendo o número de vagas, o objetivo é transferi-las para um local que dê melhores condições, ficando em frente ao Centro de Alojamento Temporário (CAT), espaço também afeto à CVP.
Neste momento, o projeto de arquitetura está em fase de validação, junto da Segurança Social, antes de se avançar para o licenciamento da obra por parte da Câmara Municipal. Só depois pode ser formalizada a candidatura. Caso haja luz verde, o PRR, através do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, vai comparticipar a empreitada em 85%, sendo que o valor do investimento ainda não está fechado.
O coordenador da área de Emergência Social da delegação de Braga da CVP explica que o centro de acolhimento procura “dar apoio a pessoas desalojadas e em situação de sem-abrigo, além de vítimas de violência doméstica e dos próprios agressores”, numa lógica de integração social, entre outras.
Cruz Vermelha aposta em múltiplas soluções para acolhimento de pessoas
Além da mais recente valência, a CVP conta com 47 cidadãos no Centro de Alojamento Temporário. Por outro lado, Nuno Rodrigues, que marcou presença numa ação solidária promovida pelo CDS no CAT, destaca que existem “mais estratégias de habitação”, nomeadamente em articulação com a empresa municipal BragaHabit.
“Temos 15 apartamentos partilhados e cinco habitações através do modelo Housing First (Casa Primeiro) para dar uma resposta adequada a quem, por uma ou outra razão, acaba por não querer ser alojado através das soluções mais tradicionais”, esclarece.
O CDS de Braga doou bens de primeira necessidade à Cruz Vermelha. Os produtos, recolhidos durante a campanha ‘Dar Natal’, promovida pela concelhia, foram entregues esta terça-feira.
