Cruz Vermelha de Braga serviu mais de 100 mil refeições em 2022

A Cruz Vermelha de Braga serviu mais de 100 mil refeições e apoiou 1452 famílias, em 2022.

Segundo David Rodrigues, adjunto da direção desta delegação, “diariamente são apoiadas mais de 500 pessoas e, só em 2022, foram servidas 100 741 refeições”.

De acordo com, a Cruz Vermelha apoiou ainda 217 pessoas em situação de sem-abrigo, o ano passado. O número não tem aumentado e, este ano, foi já inaugurado mais um apartamento partilhado, destinado a pessoas nesta situação.

A instituição teme que a conjuntura atual, com o aumento das rendas e dos juros, possa fazer o número de pedidos de ajuda aumentar.

“A habitação era um problema que em 2022 já se sentia, mas este ano temos sentido ainda mais”, adiantou o responsável.

A Cruz Vermelha prevê que o número de pessoas a precisar de apoio aumente, em 2023. “Os pedidos de ajuda têm muito que ver com a questão da habitação, nomeadamente rendas que aumentam muito, bem como os créditos à habitação”. David Rodrigues espera que estas situação não se traduzam no aumento de pessoas em situação de sem abrigo e que “as medidas impulsionadas pela BragaHabit no apoio às famílias vulneráveis ajudem a mitigar esta situação”.

Ainda que a delegação esperasse também um aumento do número de pedidos de ajuda ao nível da alimentação, tendo em conta a inflação, para já, tal não aconteceu.

Em 2022, a delegação de Braga da Cruz Vermelha serviu mais de 19 mil refeições na cantina social distribuiu cinco mil produtos de higiene e apoiou 237 pessoas com comportamentos aditivos. 

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
ON AIR Rádio RUM em Direto
aaum aaumtv