CRO Braga: “Taxas de devolução de animais, maus-tratos e abandono são muito elevadas”

O Centro de Recolha Oficial (CRO) de Braga está sobrelotado. O alerta é deixado no dia mundial do animal, que se assinala esta sexta-feira.
“De janeiro deste ano até 30 de setembro, o CRO acolheu 620 cães e gatos, dos quais 480 foram adotados, o que representa uma taxa de sucesso de adoção de 80%. Embora este valor seja positivo, a missão do CRO está longe de ser cumprida, uma vez que as taxas de devolução de animais, de maus-tratos e de abandono ainda são muito elevadas”, revela o CRO, em comunicado.
O Centro de Recolha Oficial de Braga apela, por isso, “à população em geral para a adoção responsável e uma atitude cívica de responsabilidade individual perante o seu animal de companhia, respeitando até ao final da sua vida os cuidados de bem-estar”.
Os animais adotados estão devidamente identificados e esterilizados, existindo um plano médico e profilático de medicina de abrigo aplicado a todos os animais de acordo com a sua individualidade e especificidade.
O Dia Mundial do Animal será assinalado, esta sexta-feira, com a entrega de donativos para os animais e uma ação de sensibilização contra o abandono. No dia 8 de outubro, decorrerá uma ação de sensibilização dos alunos do pré-escolar com animais do CRO nas instalações do Externato Sra. das Graças e a mascote “Pintas”.
CRO alerta para tentativa de burla
Em Braga, estão em curso tentativas de burla, nas redes sociais e via telefone, em que os alegados burlões se fazem passar pelo CRO para angariar dinheiro.
O alerta é dado pelo canil, que, em comunicado, esclarece que “nunca faz, nem nunca fez, angariação de fundos e, por isso estas campanhas são completamente falsas”.
O caso já foi comunicado às autoridades e o CRO apela a quem for abordado para comunicar à PSP ou GNR.
