Crianças podem levar os bonequinhos ao Hospital entre quarta-feira e sábado

O Hospital dos Bonequinhos está de regresso entre esta quarta-feira e sábado. Durante estes dias, cerca 700 crianças levarão à Biblioteca do Hospital de Braga o seu “bonequinho doente”.
A iniciativa é uma organização conjunta do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM) e do Hospital de Braga, com o apoio da Câmara Municipal de Braga.
As crianças dos jardins de infância do concelho terão a oportunidade de familiarizar-se com o ambiente hospitalar e reduzir o sentimento de ansiedade, que é característica dos pequenos utentes que se deslocam ao hospital.
As crianças que participam na iniciativa são convidadas a acompanhar o seu boneco, num percurso instalado, em ambientes simulados, e vivenciar ambientes de triagem, consultório médico, bloco operatório, alguns meios complementares de diagnóstico, entre outras especialidades médicas, em ambientes simulados.
Desmistificar o medo da farda e da bata branca, é um dos propósitos do Hospital dos Bonequinhos. As crianças são atendidas por estudantes do curso de Medicina, Enfermagem, Nutrição e Psicologia da Universidade do Minho (UM). No total, estarão envolvidos cerca de 250 estudantes universitários.
O Hospital dos Bonequinhos recebe as crianças de vários jardins de infância do concelho de Braga, nos dias 8, 9 e 10, entre as 9h e as 16h. Estará aberto a visitas, de forma gratuita, entre as 16h00 e as 17h30.
No sábado, dia 11, as portas abrem-se com um horário de livre acesso entre as 9h e as 12h30 para crianças entre os 3 e os 11 anos, acompanhadas por um adulto, sem necessidade de inscrição prévia.
