Criança de Guimarães é direcionada para Lisboa devido a limitações no hospital

Uma criança de Guimarães foi direcionada para o Hospital D. Estefânia, em Lisboa, para ser operada devido às limitações no Hospital Senhora da Oliveira. A notícia está a ser avançada pela agência Lusa.
De acordo com a fonte que revelou o caso à Lusa, a criança terá dado entrada no serviço de urgência da capital , que faz parte do CHULC, pelas 17h00.
Esta situação deve-se ao encerramento de várias urgências em torno do hospital, uma situação que afeta esta semana 33 serviços de urgência do Serviço Nacional de Saúde.
Segundo a Direção Executiva do SNS, 33 serviços de urgência em todo o país vão estar a funcionar com limitações esta semana.
Segundo o novo plano de reorganização da rede dos serviços de urgência do SNS, para o período entre 10 e 17 de dezembro, serão 50 unidades a funcionar em pleno (60%), dos 83 pontos em todo o país, e nas restantes verifica-se “uma melhoria real nas especialidades com constrangimentos e dos dias com limitações”.
O plano indica que as especialidades com mais constrangimentos nas urgências são cirurgia geral, pediatria, ortopedia e ginecologia e obstetrícia, mas há quatro hospitais que apresentam, em alguns dias, limitações nas urgências da Via Verde AVC, nomeadamente Viana do Castelo, Guarda, Santarém e Garcia de Orta, em Almada.
*Com Lusa
