Covid-19. Portugal regista 14 mortos e 1600 infectados

Morreram mais duas pessoas em Portugal vítimas do novo coronavírus. Passam a ser 14 os mortos desde o início da epidemia. 


Estão confirmadas cinco mortes na região Norte, quatro na região Centro, quatro na região de Lisboa e Vale do Tejo e uma no Algarve.


Os números actualizados este domingo revelam 1600 casos confirmados, mais 320 em 24 horas.


Há ainda 1152 pessoas a aguardar o resultado das análises.

Aumentou também o número de pessoas internadas. São 169, sendo que 41 estão em cuidados intensivos.

O número de recuperados continua a ser cinco.

O caso do lar em Famalicão

Questionada sobre a situação vivida num lar de Vila Nova de Famalicão, que está a operar sem funcionários por causa de infecções pelo novo coronavírus, a ministra da Saúde adiantou que o INEM esteve, durante a manhã deste domingo, a proceder à recolha de amostras biológicas no local.

Marta Temido recordou que as instituições devem possuir planos de contingência para responder à pandemia.

A Câmara Municipal de Famalicão garante que será feito o fornecimento das refeições aos utentes do lar privado Residência Pratinha, em Cavalões, que está sem funcionários depois de oito terem testado positivo para o novo coronavírus.

 “Vamos ter semanas difíceis”

Na conferência de imprensa deste domingo, a ministra da Saúde sublinhou que 80 por cento dos casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus são ligeiros e estão em internamento domiciliários. Dez por cento estão internados em hospitais e dois por cento em unidades de cuidados intensivos.

Marta Temido deixou depois um agradecimento a todo os profissionais de saúde, em particular aos médicos que têm assegurado o registo na plataforma epidemiológica.

Por sua vez, a diretora-geral da Saúde sublinhou o trabalho desenvolvido pelos médicos da linha de apoio ao médico, que tem permitido uma triagem eficaz de doentes.

“Estamos a agir em várias frentes. Vamos ter semanas difíceis”, admitiu a Graça Freitas.

Novos números internacionais

Números disparam em Espanha

Em Espanha morreram mais 394 pessoas nas últimas 24 horas. O total de casos mortais de infeção pelo novo coronavírus é agora de 1720. Ao todo, há 28.572 pessoas infectadas. Recuperaram 2575.

Recorde-se que o Governo de Pedro Sánchez decidiu prolongar o estado de emergência por mais duas semanas.

 

A Covid-19 já provocou pelo menos 13.444 mortos no mundo desde que apareceu em Dezembro, segundo um balanço feito hoje pela agência France Presse.

Mais de 308.130 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em 170 países e territórios desde o início da epidemia. 

A Alemanha registou quase dois mil casos novos de coronavirus, atingindo agora os 18.610 e com 55 vítimas mortais, segundo o Instituto Robert Koch, entidade responsável pela prevenção e controlo de doenças naquele país europeu.

O país registou um aumento de 1948 casos do novo coronavírus face ao dia anterior, com os Estados federados da Renânia do Norte-Vestefália, Baviera e Bade-Vurtemberga a serem os mais afectados.

Propagação “a acelerar” no Reino Unido

A propagação da Covid-19 está “a acelerar” no Reino Unido, país ameaçado por uma crise semelhante à de Itália, caso as regras de distanciamento social não sejam respeitadas, avisou o primeiro-ministro Boris Johnson.

“Os números são impressionantes e estão a acelerar. Estamos a apenas algumas semanas, duas ou três, da Itália. Os italianos têm um excelente sistema de saúde. E, no entanto, os seus médicos e enfermeiros estão completamente ultrapassados pela procura”, advertiu o governante.

Partilhe esta notícia
Redacção
Redacção

Redacção na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Galiza Mais Perto
NO AR Galiza Mais Perto A seguir: Volta ao Mundo em 180 Discos às 22:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv