Covid-19. Hotel João Paulo II, em Braga, reabre amanhã como unidade de retaguarda

O Hotel João Paulo II, junto ao Santuário do Sameiro, em Braga, vai reabrir esta quinta-feira como unidade de retaguarda para o combate à Covid-19. O anúncio foi feito esta tarde pelo presidente da Câmara Municipal de Braga.
Neste momento, o concelho regista 300 casos activos. Ricardo Rio destaca que o número de infecções “tem vindo a aumentar ligeiramente, ainda que de forma continuada”, e que, por isso, a autarquia pretende estar “precavida para um agravamento que possa ocorrer nas próximas semanas”.
“Felizmente, até ao momento, esta não é uma necessidade premente, mas queremos estar preparados para que, caso isso venha a acontecer, a unidade esteja disponível para prestar apoio ao Hospital de Braga e às famílias”, acrescenta.
A unidade de retaguarda, que funcionou durante dois meses no primeiro pico da pandemia, tem capacidade para acolher 27 pessoas. Esclarecendo que o espaço pode receber “pessoas infectadas ou potencialmente infectadas que não careçam de cuidados clínicos”, o presidente da Câmara Municipal explica que esta valência tem dois tipos de destinatários.
“Poderá servir de apoio para o Hospital de Braga, no sentido de libertar camas, caso haja uma sobrecarga hospitalar, que neste momento está longe de acontecer, ou então para pessoas que não consigam no seu meio familiar, na sua residencia assegurar esse isolamento”.
Além da unidade de retaguarda, Ricardo Rio adianta que “dentro de uma ou duas semanas” será disponibilizada uma valência para a população sem abrigo do concelho. O edil refere que “falta só ultrapassar algumas diligências” para que a Casa de Saúde localizada em Nogueiró, pertencente à Província Portuguesa da Consagração das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, fique novamente operacional. Desta vez será utilizado o espaço do estabelecimento e não o pavilhão municipal, como aconteceu na primeira fase da pandemia.
