Covid-19. Austrália vai fornecer gratuitamente vacina a todos os cidadãos

A Austrália fechou um acordo com o grupo farmacêutico sueco-britânico AstraZeneca para produzir e fornecer gratuitamente uma potencial vacina contra a Covid-19 a todo a população.
A Astrazeneca, com sede no Reino Unido, está a desenvolver a vacina em conjunto com a Universidade de Oxford. Esta é uma das cinco vacinas atualmente no nível três de testes, ou seja, o penúltimo do processo, e os investigadores esperam ter resultados até ao final do ano.
“A vacina de Oxford é uma das mais avançadas e promissoras do mundo e, com este acordo, garantimos o acesso antecipado a todos os cidadãos”, afirmou o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, que esteve nos laboratórios da AstraZeneca em Sidney.“Se a vacina for bem-sucedida, iremos fabricar e fornecer vacinas gratuitamente aos 25 milhões de australianos”, sublinha.
No entanto, Scott Morrison reconhece que existem “grandes obstáculos” na produção de uma vacina bem-sucedida. Mas, o projeto Astrazeneca “é uma das melhores perspetivas do mundo”.
O país ainda não assinou um acordo final com o grupo farmacêutico sobre o preço da vacina e ainda não foi escolhido nenhum fabricante local.
Este é o primeiro acordo assinado pela Austrália, mas o primeiro-ministro adianta que o país está a discutir com “outro interlocutores no mundo” sobre potencias vacinas e a apoiar o esforço dos cientistas locais.
O primeiro-ministro australiano também garantiu que o país mantém a promessa de dar acesso rápido à futura vacina aos países do Pacífico e aos seus parceiros regionais no sudeste asiático.
Recentemente, Scott Morrison pediu a todos os países que partilhassem a futura vacina, afirmando acreditar que qualquer país que descubra uma vacina eficaz e não a partilhe “será muito mal avaliado pela História”.
c/ RTP
