Covid-19. 1305 recuperados e 19 casos em vigilância no concelho de Braga

Até esta sexta-feira,10 de Julho, no concelho de Braga, “1.305” pessoas foram dadas como curadas da infecção por Covid-19. O número foi avançado à RUM por fonte da Câmara Municipal. Até ao momento, perderam a vida, vítimas da doença, 74 pessoas.
O “número acumulado de casos confirmados é agora de 1.402 e há 19 casos em vigilância activa”. Recorde-se que a Direcção-Geral da Saúde não actualiza há vários dias o número de casos por concelho, ainda que esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta Temido, tenha adiantado que os casos concelhios voltarão a ser introduzidos no boletim diário, a partir de 14 de Julho.
Norte é a região do país com RT mais elevado
Os números não devem, no entanto, relaxar a população, já que na conferência desta sexta-feira a ministra adiantou que Portugal tem 161 surtos de Covid activos, dos quais 27 no Norte, tendo o risco de transmissibilidade (RT) subido na última semana para um, disse hoje a ministra da Saúde.
“Estão 27 surtos ativos no norte, 10 no centro, 107 na região Lisboa e Vale do Tejo, um número compatível com o que é a incidência da doença, cinco no Alentejo e 12 no Algarve”, afirmou Marta Temido.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, o risco de transmissibilidade (RT), o número médio de casos secundários resultantes de uma pessoa infetada, “subiu ligeiramente”, no período entre 03 e 07 de Julho, situando-se em um.
O mais elevado RT concentra-se na região Norte (1,12), seguida pela região Centro (1,06), pela região de Lisboa e Vale do Tejo (0,98), Alentejo (0,95) e Algarve, cujo risco de contágio se situa em 0,81.
