Costa e Sánchez no INL, em Braga, no arranque da Cimeira Luso-Espanhola

A 33ª Cimeira Luso-Espanhola realiza-se esta sexta-feira, dia 4 de novembro, a partir das 9 horas, em Braga, com uma visita ao Laboratório Ibérico de Nanotecnologia (INL), e conta com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, do Presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez, da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, juntamente com a Ministra da Ciência e Inovação Espanhola, Diana Morant.
A chegada do Primeiro-Ministro, António Costa, ao INL está prevista para as 9h10. Dez minutos depois chega o Presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez.
Às 9h30 arranca a visita dos resonsáveis políticos às instalações do INL, seguida de um encontro com investigadores.
Pelas 10h20, os dois chefes de Governo assistem à assinatura do Memorando de Entendimento para a criação de um laboratório ibérico na área alimentar (Iberian FoodTec Lab).
“Inovação” dá o mote para cimeira que decorre em Viana do Castelo a partir das 11h00
Este encontro é o ponto de partida para a cimeira cujos trabalhos decorrerão na Pousada de Santa Luzia, em Viana do Castelo, a partir das 11h00. “Inovação” é o tema desta cimeira que envolve uma delegação de 18 ministros de ambos os governos.
Em comunicado, o governo sublinha que o encontro “dá continuidade ao aprofundamento das relações bilaterais entre Portugal e Espanha, mas também visa reforçar publicamente o alinhamento no quadro europeu, na área da energia”.
Desta Cimeira sairão acordos e memorandos de entendimento para a criação de três projetos de investigação e desenvolvimento entre Portugal e Espanha, no contexto da aplicação dos respetivos fundos europeus dos Planos de Recuperação e Resiliência (PRR), assentes em três áreas estratégicas: Espaço, Energia e Microeletrónica.
Os projetos são referentes a uma “Constelação de Satélites para a observação da terra”, o Centro de Investigação e Armazenamento de Energia de Cáceres (CIIAE) na área da investigação científica assim como a colaboração na área da microeletrónica (microchips) área esta tutelada pela economia.
