Cortejo dá o arranque oficial para as Festas do São João de Braga

É São João em Braga, oficialmente. A cerimónia de abertura oficial decorreu na manhã desta segunda-feira na Praça do Município. Mais de 30 grupos participaram do Cortejo da Associação de Festas de São João de Braga que culminou em frente ao edifício da Câmara Municipal de Braga.

O momento é uma homenagem e “um agradecimento” aos grupos que participam das festividades, tal como assinalou o presidente da Associação de Festas de São João de Braga, Firmino Marques. O responsável sublinha que a iniciativa tem um enfoque “muito importante na etnografia e no folclore, mas também na área do desporto, cultura, para valorizar as tradições”.

Segundo o responsável, o bom tempo tem levado a uma grande participação nas atividades que decorrem pela cidade, nomeadamente o Festival Folclórico, que “foi o mais participado de sempre em termos de público”. “Sente-se uma aura muito especial sempre que chegamos a esta altura do calendário”, assinala.

Já Ricardo Rio, presidente da Câmara, afirma que esta edição de São João, a última como autarca bracarense, está a ser “um grande sucesso”. Destaca que “as pessoas têm correspondido de uma forma absolutamente extraordinária, já desde o início das celebrações das festas” e que se tem encontrado com visitantes não só do país, mas de outras partes da Europa e América Latina.

As atividades prosseguem ao longo do dia. A noite mais longa do ano arranca pelas 22h00, com o Campo das Hortas a acolher o Cortejo das Rusgas. Já de madrugada, à uma da manhã, será possível assistir à sessão de fogo de artifício, a que se segue o concerto de Diogo Piçarra, na Avenida Central. Até às 06h00 da manhã há São João Popular, no Largo do Pópulo, com djs, assim como noutras zonas da cidade.

Ricardo Rio espera que tudo “decorra em plena segurança, com toda a tranquilidade e conforto”. “Vamos ter seguramente muita festa, muita alegria para encher as ruas da nossa cidade”, vinca.

O autarca recorda também que no próximo ano estará no São João, não como autarca, mas “para festejar, com certeza”. Firmino Marques, que também organiza pela última vez as festas faz um balanço positivo dos sete anos à frente da Associação, admitindo que “tudo tem um princípio, um meio e um fim”. “Venha quem vier, há-de fazer em 2026 um São João ainda melhor do que o de 2025”, conclui.

Partilhe esta notícia
Marcelo Hermsdorf
Marcelo Hermsdorf

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Espaço RUC às 07:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv