“Corrigiu-se um erro histórico”. Ricardo Rio saúda nova ligação Porto – Vigo que inclui Braga

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, afirma que a nova ligação ferroviária de alta velocidade entre Porto e Vigo “é uma muito boa notícia” e que incluir Braga é “a correcção de um erro histórico”, uma vez que Braga “ficou sempre apartada da linha central da ferrovia”. “Vínhamos reivindicando a integração neste circuito ferroviário para Norte. O que hoje vai ser anunciado é uma ligação em ‘V’ que ligue Braga a Valença, e depois a Vigo, e em paralelo que ligue também ao Porto passando pelo Aeroporto Francisco Sá Carneiro, outro dos requisitos essenciais para que esta linha seja bem sucedida”, explica.
As viagens que actualmente demoram 2h22m, passam a fazer-se em apenas uma hora. O investimento será de 900 milhões de euros.
O percurso deverá ser apresentado esta tarde, mas a ideia, esclarece o autarca bracarense, será “uma ligação directa a Braga ou pelo menos à envolvente do centro de Braga e que depois prosseguisse para Norte”.
Há muitos anos que autarcas e diferentes entidades reclamavam uma modernização efectiva da linha ferroviária. Ricardo Rio assume alguma “surpresa” com este novo projecto, uma vez que a confirmação oficial não chegou aos autarcas. Na óptica de Ricardo Rio, havendo uma disponibilidade considerável de verbas com fundos “seria uma oportunidade perdida não concretizar este projecto no horizonte de uma década”.
