Cor e alegria do São João de Braga numa obra pensada para os mais novos

Levar as tradições do São João de Braga aos mais novos. Este é o desígnio das 16 ilustrações da obra “Tradições do São João de Braga” da autoria de Soraia Oliveira em parceria com a associação Pátio Bravo e com o apoio do Município de Braga. Uma obra que transborda cor e alegria, duas caraterísticas que marcam a essência das festividades bracarenses. Este é já o segundo livro que sucede ao “Novo Cancioneiro Sanjoanino” lançado em 2022.

A apresentação da obra teve lugar, esta terça-feira, na Galeria do Paço da Universidade do Minho. Ao folhear a obra, os leitores podem encontrar a história da corrida do porco preto, que foi adaptada aos dias de hoje, a simbologia das cascatas sanjoaninas, assim como do carro das ervas e a explicação sobre a figura do Rei David.

Natural da Maia, mas a viver há cinco anos na cidade dos arcebispos, Soraia Oliveira fala num trabalho de um ano de preparação, com muita pesquisa à mistura, que lhe permitiu mergulhar nas tradições da festa sanjoanina mais antiga de Portugal ao detalhe. Quanto à criação das ilustrações, foram “cinco meses de desenho”.

A história do Cortejo das Rusgas é o momento destacado pela artista que estudou no IPCA, em Barcelos. O que começou por ser o” trajeto dos romeiros do concelho até ao Parque da Ponte onde se cumpriam as promessas ao São João, hoje, tem como objetivo preservar as tradições regionais como trajes, danças e cantares”.

Os textos que acompanham as ilustrações são da autoria da associação Pátio Bravo. 

Todas as bibliotecas das escolas de Braga irão receber um exemplar.

A garantia é do presidente da Associação de Festas do São João de Braga, Firmino Marques. No total serão mil os exemplares impressos. A obra “Tradições do São de Braga” e o “Novo Cancioneiro Sanjoanino” estão disponíveis no site oficial das festas e no stand do evento, junto ao Posto de Turismo por cinco euros.


O responsável já revelou que a organização está já a trabalhar na terceira publicação. Em breve será revelado o tema desta edição. 


A nossa preocupação é chegar ao público-alvo que são os mais novos. Nós queremos que eles gostem tanto do São João como nós, de modo a dar continuidade às festividades”, refere. 

Em representação do Município de Braga, Ana Ferreira, sublinhou o crescimento e posicionamento da cidade no que toca à área da ilustração que tem cativado, cada vez mais artistas, muito graças ao Braga em Risco que este ano chega à sua sétima edição.

“Queremos afirmar Braga como uma cidade da ilustração e de facto, este trabalho, que o município vem fazendo nesta área só é possível porque temos ilustradores fantásticos na cidade, nas escolas e no ensino superior”, refere. 


Na ótica de Catarina Silva, da associação Pátio Bravo, esta obra conseguiu não só modernizar as tradições do São João de Braga como, acredita, terá capacidade para cativar todo o tipo de públicos. 

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
ON AIR Rádio RUM em Direto
aaum aaumtv