Mais de três centenas de alunos do 1º ciclo de Braga descobriram o mundo científico

‘Conversar com um cientista’ é o nome da iniciativa, inserida no projeto da Escola Ciência Viva de Braga (ECV Braga), que, entre janeiro e junho, contou com a participação de 308 alunos de 13 turmas do 1º ciclo do concelho de Braga.
À RUM, o coordenador do ECV Braga, Pedro Dias, salienta o “impacto” da iniciativa que contou com a presença de 14 cientistas de várias áreas. “Introduzir as crianças às ciências e às vertentes do método científico, despertando a curiosidade pelo mundo que as rodeia”, foi o objetivo.
Os cientistas falaram da sua experiência, explicaram o que pesquisam e como a ciência está presente no quotidiano. “Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho de um cientista e que, muitas vezes, não é um homem de bata num laboratório a fazer experiências, mas uma mulher que trabalha em diferentes áreas de conhecimento”, aponta o coordenador.
Ao longo da semana, as crianças tiveram a oportunidade de realizar várias atividades, tais como imprimir em 3D, programar robôs, criar mecanismos e treinar como um astronauta. “A atividade final consistiu na apresentação de um conteúdo científico, escolhido pelos alunos, onde transmitiram os conhecimentos aprendidos ao longo da semana, tornando-se verdadeiros comunicadores de ciência”, finaliza.
De acordo com Pedro Dias, a próxima edição já está a ser preparada e deverá decorrer entre janeiro e junho do próximo ano.
